sábado, 8 de setembro de 2012

EAD de qualidade.


A educação a distância não é uma modalidade de ensino recente, já possui uma grande trajetória, podendo afirmar que tem a idade da escrita, pois nas sociedades orais, para ocorrer a comunicação era obrigatório a presença do emissor e do receptor, com invenção da escrita, a comunicação liberta-se do tempo e do espaço, não sendo necessário que as pessoas estejam presentes no mesmo tempo e local para haver comunicação.(MAIA; MATTAR, 2007)
Os sistemas educativos utilizam a  Educação a Distância como ferramenta, para levar a educação a toda população, independente de onde ela estiver inserida. "Hoje, o Brasil tem grande competência para oferecer EAD e é capaz de levá-la a mais brasileiros nas regiões mais remotas do país". (GONZALEZ, p.29, 2005)
A Educação a Distância pode ser oferecida a uma diversidade de cursos, como é o caso dos Cursos Abertos, Cursos de Atualização, Cursos de Aperfeiçoamento, Cursos de Graduação ou Cursos de Especialização.
A EAD de qualidade é aquela que ajuda o aluno a aprender igual a modalidade presencial, através de um bom projeto pedagógico, competência dos gestores, mediadores e educadores e também, pelo envolvimento do aluno. (MORAN, 2011)
Existem diversas tecnologias utilizadas na EAD, estas variam conforme o tipo e duração do curso, os ambientes digitais de aprendizagem são utilizados na maioria dos cursos, materiais impressos, recursos de comunicação off-line (MSN, skype  ou webconferência), Web 2.0, Redes Sociais, Jogos, entre outros.
A EAD depende de educadores maduros intelectualmente e emocionalmente, que saibam envolver o aluno no tema proposto, dialogando e motivando a interação entre eles. Um bom curso a distância é aquele que surpreende o aluno, o faz pensar, participar, conhecer e dialogar com pessoas de diferentes culturas e conhecimentos.
Porém, a peça chave para que um curso a distância possa ocorrer da melhor maneira possível, é o aluno, que deve ser motivado, curioso, que tenha a cultura de pesquisar, de administrar seu tempo para o estudo, que tenha o hábito de aprender a aprender.



GONZALEZ, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. 1.ed. São Paulo: Avercamp, 2005, 92p.
MAIA, C; MATTAR, J. ABC da Ead – a educação a distancia hoje. 1.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, 138p.
MORAN, J. M; ARANTES, V. A. (organizadora). Educação a distância: pontos e contrapontos. 1.ed. São Paulo: Summus, 2011, 134p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário